segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A Guerra mundial e suas fases

A Guerra Européia.
Após o domínio do continente, Hitler concentrou suas forças sobre a Inglaterra. No entanto, a superioridade marítima e a resistência deste país impediram sua ocupação. Em junho de 1941, rompendo o pacto de não-agressão firmado em agosto de 1939, Hitler ordena a invasão da União Soviética. Apesar de expressivas vitórias iniciais, a Alemanha nazista começou a sentir o peso da guerra por volta de 1943.
A Batalha de Stalingrado, em 1943, foi decisiva às pretensões alemãs na Rússia. Derrotados, os nazistas iniciaram a retirada, recuando sempre.
Na África, o marechal alemão Rommel era detido por tropas inglesas; na Itália, as tropas aliadas (entre as quais encontravam-se contingentes da FEB - Força Expedicionária Brasileira) venciam as tropas fascistas. Mussolini foi preso e assassinado por membros da resistência comunista na Itália. Em seguida, o novo governo italiano assinava a paz com os aliados.
Em 6 de junho de 1944 ("Dia D"), cerca de 1 milhão de soldados aliados, partindo da Inglaterra, desembarcam na Normandia (norte da França), iniciando a libertação deste país e, em seguida, dando início à invasão da própria Alemanha.
Na frente oriental, os russos avançavam em direção a Berlim. Rapidamente o Terceiro Reich se decompunha. Em fins de abril de 1945, os soviéticos ocupam a capital alemã, seguidos por norte-americanos, franceses e ingleses.
A esta altura, Hitler havia morrido. Em Reims (França) no dai 7, e em Berlim, no dia 8 de maio, emissários do governo alemão assinaram a rendição incondicional.





A guerra asiática.
Expressivas vitórias militares levaram o Japão a ocupar a Coréia, Indochina, Cingapura, Malásia, etc.Em dezembro de 1941, um ataque japonês à base aeronaval norte-americana de Pearl Harbour, no Havaí, determina a entrada dos Estados Unidos na guerra contra as potências do Eixo.
A partir de 1943, no entanto, os japoneses sentem o desgaste de uma guerra contra forças econômicas e militares mais poderosas. Sucessivas derrotas vão minando o poderio japonês e, em agosto de 1945 (dias 6 e 9) duas bombas atômicas (uma em Hiroshima e outra em Nagasaki) levam o país a rendição. Encerrava-se a guerra asiática e, por conseguinte, a própria guerra mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário