quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Pós-Guerra

Em fevereiro de 1945, dois meses antes da rendição alemã, realizou-se na Criméia (sul da União Soviética) a Conferência de Yalta.Reunindo os chamados três grandes (Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra), representados, respectivamente, por Roosevelt, Stalin e Churchill, esta Conferência decidiu o seguinte:

- As condições que seriam impostas à Alemanha derrotada;Outro ponto significativo referente ao pós-guerra foi o julgamento dos crimes de guerra cometidos pelos nazistas. Enquanto a grande maioria dos chamados "criminosos de guerra" foi julgada nos países em que cometeram atrocidades, a alta cúpula do Terceiro Reich foi julgada em Nurenberg por um tribunal composto por norte-americanos, soviéticos, franceses e ingleses.
- As áreas de influência de cada uma das grandes potências vitoriosas;
- Definição das fronteiras entre a União Soviética e a Polônia.








Logo depois, em julho de 1945, uma nova Conferência reunindo os três grandes, realizada em Potsdam, definiria outras questões importantes relativas ao pós-guerra:
- Divisão da Alemanha em duas áreas de influência. Uma subordinada aos interesses norte-americanos; outra, subordinada à União Soviética;
- Definição das áreas de influência da União Soviética na Europa do leste. Na prática, isto significava que a Europa Oriental passaria para o controle da União Soviética. Em troca,os russos não apoiariam movimentos comunistas que estavam se desenvolvendo na Grécia e na Turquia.
Finalmente, vale ressaltar o custo humano da mais terrível guerra até então ocorrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário