segunda-feira, 19 de novembro de 2012

As Origens Da Guerra

O Tratado de Versalhes


O Tratado imposto à Alemanha em 1919, certamente, pode ser entendido como um dos fatores responsáveis pelo conflito que irrompeu vinte anos depois. De fato, suas cláusulas, sob vários aspectos humilhantes para os alemães, reacenderam a chama do nacionalismo germânico e contribuíram decisivamente para o surgimento do "revanchismo alemão",
Preparou o terreno que tornaria possível, numa época de crise como foi o período entre guerras, a pregação hitlerista. Considerando ainda a cláusula relativa às indenizações da guerra que Alemanha teve de pagar aos países vencedores foi, em grande parte, responsável por grave crise e desequilíbrio e econômico nos anos 20.








A Crise de 1929 e a grande depressão dos anos 30



A principal causa econômica da Segunda Guerra. A depressão econômica dos anos 30 foi também diretamente responsável pelo reerguimento militar de determinados países. Por fim, vale lembrar que a crise econômica da década de 30 contribuiu de maneira decisiva para uma onda de expansionismo relacionado com o imperialismo.








A escalada militarista da década de 1930 e a política de apaziguamento


Em 1931 os japoneses invadiram a China com o claro objetivo de ocupar a Manchúria. Iniciava-se então a escalada militarista que culminaria com a invasão da Polônia por parte das tropas alemãs em 1 de setembro de 1939, o inicio da Segunda Guerra.
Em 1935 foi a vez de a Itália fascista agredir a Abissínia (atual Etiópia), até então um país independente ao norte da África.


Nenhum comentário:

Postar um comentário