sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A Nossa Visão de Tudo...

O blog da Segunda Guerra Mundial teve como objetivo mostrar as histórias, origens, fases e conseqüências da guerra. Buscou também falar do pós-guerra, e das principais armas biológicas, que são utilizadas até o presente momento. Incluiu também em nosso trabalho relatar algumas matérias como as mutações, algumas notícias, como a descoberta de um pombo correio da Segunda Guerra.

As origens da guerra começaram após logo o "Tratado de Versalhes" onde a Alemanha teve de pagar aos países vencedores da guerra e, ficando exposta como responsável pela grave crise e desequilíbrio econômico nos anos 20. A crise de 1929 foi a depressão econômica dos anos 30, e foi também diretamente a responsável pelo reerguimento militar de determinados países. E a escalada militarista foi o começo da véspera da Segunda Guerra Mundial, onde os países começam a invadir os territórios para tomar poder.



As fases da guerra começam de fato, em 1939, onde a Alemanha invade a Polônia. E esta guerra envolve o mundo, com objetivos da tomada de poder, ou seja, expandir os territórios. Em 1945 termina a segunda guerra mundial, onde os alemães recuaram. E a essa altura, Hitler já havia morrido. Após a guerra, foi feita uma conferência, a Conferência de Yalta, que foi realizada na Criméia (sul da União Soviética), chamando as três grandes potências (Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra) para fazer divisão das áreas alemãs, a definição das áreas de influência da União Soviética na Europa do leste, e o julgamento de crimes cometidos pelos nazistas. As conseqüências da guerra foram o declínio da influência política, a descolonização afro-asiática, o inicio da guerra fria e a redefinição da ordem mundial.





Referente as armas biológicas, das quais comentamos aqui no blog, entendemos que foram, e ainda são, armas super potentes. Foram utilizadas em meio a guerra quando as armas de fogo não eram suficientes o bastante para combater os inimigos. Assim, criaram vírus e bactérias para contaminarem seus inimigos, ganhando a guerra mais facilmente.
As bombas atômicas também foram utilizadas na Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de diminuir os inimigos, ou seja, uma arma muito poderosa que é capaz de expandir e matar milhões de pessoas que estiverem por perto. Quanto a energia nuclear foi utilizada no período da guerra, houveram conseqüências como a destruição das duas importantes cidades japonesas: Hiroshima e Nagasaki. As duas cidades foram bombardeadas pelos EUA, sob ordem do presidente norte-americano Harry S. Truman, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.


Em Hiroshima foi jogada a bomba atômica “Little Boy” e, três dias depois, a bomba “Fat Man” em Nagasaki. Até os dias de hoje, as duas bombas foram as únicas armas nucleares utilizadas de fato numa guerra. Estima-se que cerca de 140.000 pessoas morreram em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, além das mortes ocorridas posteriormente aos ataques, em decorrência da exposição radioativa. As bombas foram resultado do "Projeto Manhattan", um trabalho planejado pelos EUA em parceria  com o Reino Unido e o Canadá. O propósito inicial era ter uma bomba contra a Alemanha Nazista. A bomba “Little Boy” possuía 60 kg de urânio, ao ser jogado, detonou a 576 metros de altura. Levou 43 segundos para cair, e automaticamente, os gatilhos de tempo e barométrico acionaram o detonador, que disparou um projétil de urânio, que iniciou uma reação em cadeia na bomba.
A bomba “Fat Man” era composta de plutônio. Iria ser lançada sobre a cidade de Kokura, mas devido a falta de visibilidade, o avião mudou a trajetória rumo a Nagasaki. Por falta de combustível e baixa visibilidade sobre Nagasaki, o avião jogou a bomba no alvo errado, em meio de um vale. A bomba explodiu a 600 metros de altura no intuito de maximizar os danos como a destruição de edifícios, as ondas de calor,  e maior radiação.





A radiação é uma forma de energia na forma de partículas ou ondas eletromagnéticas. Elas carregam energia  suficiente para remover elétrons dos átomos. Ao mesmo tempo, esse tipo de radiação perde energia deixando de produzir esse efeito, e passam a ser chamadas de radiações não ionizantes. Existem dois tipos de radiações: natural e artificial.



Entendeu? entendeu?
As mutações causadas pela radiação foram descobertas através de borboletas e insetos que foram afetados pelas radiações, ou seja, os genes dos insetos foram afetados. Foram feitos testes de cruzamentos entre as borboletas afetadas e as não afetadas, e ao cruzarem com as que sofrerão as mutações, as próximas gerações também apresentaram as mesmas anomalias, e se seguiu assim durante três gerações.







E por fim, durante a Segunda Guerra Mundial, pombos correios eram utilizados para envia mensagens de um grupo a outro, contendo informações tanto de ataques estratégicos, quanto de fugas. Há pouco, foi encontrado um pombo correio com uma mensagem codificada, do qual os especialistas acreditam que se trata de uma mensagem enviada pelas Forças Aliadas a partir da França, em 6 de junho de 1944. O pombo foi encontrado dentro de uma chaminé em 1982, na cidade de Surrey, na Inglaterra.

Um comentário:

  1. Titanium Spade Spade - The Tint of Tin - Tint of Tin
    Tint trex titanium headphones of Tin nano titanium by babyliss pro is a perfect addition to the line-up of Tint and Tin - our original titanium damascus knives Spade Bottle titanium white dominus price is titanium grinder still a solid addition to the original.

    ResponderExcluir